A NBR 6027, que trata da apresentação e estrutura do sumário, defini-o como a “enumeração das divisões, seções e outras partes do documento, na mesma ordem e grafia em que a matéria nele se sucede”(ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS, 2012, p.1) e coloca-o como o último elemento pré-textual. Dando continuidade, seguiremos os passos abaixo para fazer o sumário conforme a ABNT.
Passo 1
O primeiro passo é fazer com que as seções sejam reconhecidas como títulos. Indo até a guia Página Inicial, encontrarão a aba Estilos onde identificarão uma série de quadrinhos com diferentes legendas. Iremos modificar as configurações do “Título 1” clicando com o botão direito sobre o quadrinho e indo até Modificar, onde escolheremos a aparência do nosso título.
As configurações como espaçamento entre linhas e recuo são encontradas clicando-se em formatar no canto inferior esquerdo e em parágrafo.
Após isso, basta selecionar o texto que será o nosso título primário e clicar sobre o quadrinho contendo “Título 1”.
Passo 2
O segundo passo é inserir o sumário. Siga até a guia Referências e no canto esquerdo clique em Sumário e, logo após, em Sumário Automático 1.
O texto dentro do sumário pode ser facilmente editado através dos métodos convencionais, ou seja, selecionando o texto e indo em Parágrafo na guia Layout.
A palavra Sumário deve vir em caixa alta (todas as letras maiúsculas), em negrito e centralizada, como na imagem.
REFERÊNCIAS
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6027: Informação e documentação: Sumário – Apresentação. Rio de Janeiro, p.1, 2012.